Hoje vou fazer a resenha de um livro que usarei na escola.
Primeiro: achei o tema muito interessante. Segundo: porque minha avó também sofre de Alzheimer.
A vó de Camila adorava sua visita. As duas faziam muitas coisas legais juntas. Por exemplo:
iam à lagoa para jogar pão para os patos, faziam bolos com montanhas de creme, contavam histórias uma para a outra e viam fotos antigas.
Depois de tudo isso, se davam um beijo bem estalado. Esse era o momento que Camila mais gostava!
Um dia chegou na casa da sua avó e viu que tinha algo estranho. trocava os nomes e fazia coisas muito estranhas, como tentar comer um guardanapo e por sapatos na geladeira. Camila achou que estivesse brincando, mas logo viu que era uma coisa mais séria. Sua avó estava sofrendo de uma doença chamada Alzheimer.
Alzha... o quê? Camila perguntou.
Logo viu que precisava de ajuda. Então Camila passou a levar bolo com montanha de creme para ela e também a levava para passear. Sua avó não entendia muito o que Camila dizia, mas uma coisa não esqueceu: o beijo bem estalado. Ela ria alto toda vez.
Curiosidades:
Percebi que o nariz de Camila é idêntico ao nariz da avó.
Acho meio estranho não aparecer nem o pai, nem a mãe dela. Eles deveriam aparecer!
Minha avó é bem parecida com a de Camila. Ela também troca o meu nome. Às vezes não me reconhece. Mas a minha mãe sempre fala que precisamos ter paciência, nunca rir e sempre concordar com ela!
O rosto da avó vai envelhecendo conforme ela vai ficando doente...
O que mais gostei:
As ilustrações, pois parece que o ilustrador fez com pinceladas e nem usou o lápis. E eu achei muito criativo.
Eu recomendo?
Sim. Eu recomendo para quem está com um avô ou avó adoecendo e ficando confusos. Pode te ajudar muito a compreendê-los melhor.
O que eu não gostei:
Tem muita repetição de palavras. Porque toda hora fala a palavra Vovó, Vovó, Vovó... poderia em algumas frases substituir por “ela”. Ficaria bem melhor para ler.
Sinopse:
Camila e sua avó sempre foram muito unidas. Desde pequena, a menina passava alguns dias na casa da vovó, e era só diversão... Tinha sessão de fotografias, bolo de chocolate, historinhas, passeios pelos parques e até canções antes do soninho. Mas um dia Camila percebeu que algo mudou. A avó passou a fazer coisas estranhas, a confundir nomes... Era o mal de Alzheimer. Agora, a vovó é quem precisaria de cuidados.
Autor: Abeele, Véronique Van Den
Editora: Ftd
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 8-11 Anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário