quarta-feira, 29 de maio de 2013

Leitura do dia: "O fim da picada", de Alberto Guerra e Afonso Loetscher de Almeida

Hoje vou fazer a resenha de um livro que vou usar na escola.
Ele fala sobre o mosquito da Dengue e como prevenir a doença.
Começa contando a história de como era muito antigamente a natureza, pois o homem cuidava bem da natureza e só tirava dela o que precisava!
O tempo foi passando e o homem foi extraindo bens da natureza exageradamente, só para ganhar dinheiro, prejudicando-a! Por isso o equilíbrio foi se desequilibrando e os mosquitos tomaram conta da cidade. 
E é por causa desses mosquitos que Julinha, liderou uma tropa de umas treze crianças para acabar com a Dengue!
Primeiro eles fizeram um boca a boca, que significa falar de pessoa em pessoa explicando o que fazer para que o mosquito não se desenvolva. Em segundo lugar eles passearam pela cidade esvaziando garrafas que achavam no chão, pneus, catando tampinhas de garrafas e fazendo todo possível para evitar o desenvolvimento da Dengue.
Eles também distribuíram panfletos explicativos sobre o assunto. E até fizeram um carro alegórico e desfilaram na rua como um carnaval fora de hora, somente para que todos vissem a importância para que a Dengue não se desenvolva! Cuide você também!

Curiosidades:
- Julinha sempre cuidou para que a casa de sua avó não tivesse Dengue.
- As fantasias de Dengue são muito divertidas e criativas.
- No final do livro o autor dá várias dicas sobre como evitar a doença.
- Durante a história toda o autor usa muitas expressões populares. Eu não conhecia quase nenhuma, e achei alguns muito divertidos! Inclusive o título do livro é uma expressão popular!

Coisas que eu mais gostei:
Que foram as crianças que tomaram a iniciativa de evitar a Dengue.

O que eu não gostei?
Neste livro não teve nada que eu não tenha gostado!

Eu recomendo?
- Sim, eu recomendo para todos os que querem saber muito mais sobre a Dengue.


Sinopse: 
O fim da picada é uma narrativa que propõe a criança como agente de uma efetiva transformação cidadã. É uma história que considera o fim da picada os contingentes humanos brasileiros serem reféns do Aedes aegypti e da dengue por falta de comprometimento com o perigo iminente. É, enfim, uma sugestão de procedimento para uma sociedade que se acostumou a viver sob o que-é-que-eu-tenho-a-ver-com-isso? e é o fim da picada você ignorar a relevância do projeto e se negar a fazer a leitura. É o fim da picada!

Autor(es):
Afonso Loetscher de Almeida
Alberto Guerra
Ilustração: Vitor Costa
Editora:
MR Bens Editora e Gráfica Ltda
Páginas: 20
ISBN 10: 8564422212
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...