Olá pessoal,
Esses dias recebi um envelope pelo correio, com a coisa que mais gosto de ganhar no mundo: um livro! Pindorama de Sucupira, de Nara vidal, minha amiga autora!
O livro aborda de uma forma bem divertida e criativa a história do descobrimento do Brasil.
Ou melhor, como os indígenas reagiram à chegada dos portugueses e vice e versa.
Acho que é um assunto muito interessante para abordar em um livro infantil, porque normalmente as crianças não gostam muito de estudar história do Brasil, e com esse livro podem achar mais interessante até porque é abordado de uma forma mais divertida!
Ao invés de ser contada pelos historiadores, é contada por uma indiazinha que fala como se os portugueses que fossem um povo atrasado!
Por não conhecer nada sobre a cultura deles, como a mandioca, o tucano, dentre outras coisas.
“Eles não conheciam nada! Ficaram surpresos com a nossa deliciosa mandioca. Certamente de onde vinham nunca tinham comido mandioca! Mas se não comiam o que comíamos, o que será que eles comiam?! Que gente estranha!”
Curiosidades:
- As ilustrações são maravilhosas, principalmente porque são feitas com muitas colagens, e ficou um efeito muito divertido!
- No livro os índios estranham os nomes dos portugueses, imagino que os portugueses também devem ter estranhado!
- Sucupira, a indiazinha, representa muito bem a imagem dos indigenas.
- Na maioria das páginas tem, ou um tucano, ou um passarinho rosa! Ele é muito fofinho!
O que eu mais gostei:
- Fiquei encantada com as ilustrações!
Eu indico:
- Sim, para as crianças que acham que a história do Brasil é chata. Ela pode ser divertida quando abordada de outra forma!
Sinopse:
Sucupira é uma árvore nativa do Brasil que testemunhou a chegada dos portugueses e também é o nome da protagonista de uma outra história de Descobrimento. Dona de olhar perspicaz, a indiazinha Sucupira apresenta-se aos leitores como testemunha ocular daquele marcante fato histórico.
Leia e tome parte da História revisada por quem a protagonizou e até hoje tem poucas oportunidades de contá-la a seu modo: nossos índios, representados pela menina Sucupira.
Pindorama de Sucupira
autora: Nara Vidal
ilustradora: Bruna Assis Brasil
Editora: Penninha Edições
Literatura infantil
16 páginas