quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Leitura do dia: " A Festa no céu: Um conto do nosso folclore", de Angela Lago

Hoje eu vou fazer a resenha do livro “ A Festa no Céu, um conto de nosso folclore”, de Angela Lago. Este livro eu ganhei em uma visita que o meu projeto Autores Mirins fez ao CMEI Viver a Infância, em Goiânia.
Este livro faz parte do projeto Coleção Itaú de Livros Infantis. Recebi outros dois e depois faço a resenha também.


Escolhi fazer a resenha deste livro em primeiro lugar porque no meu aniversário de sete anos, a festa foi uma peça de teatro desta história e eu amei!

O livro conta a história sobre a tartaruga que queria ir a uma festa no céu. Só que a festa era só para os bichos que voavam, mas ela teve uma grande ideia e se enfiou dentro do violão do Urubu-Rei, e quando o urubu foi, ela foi junto.
Quando ela chegou todos se impressionaram como aquele animal sem asas tinha conseguido ir à festa!
E ela cantou e sambou a noite inteira!
A festa durou até o sol raiar e quando acabou, a tartaruga entrou no esconderijo de novo. E ficou quietinha para o urubu não perceber.
Mas no meio do caminho, o Urubu-Rei de tão contente assobiou um samba da festa e a tartaruga começou cantarolar também.
O urubu percebeu, virou o violão e a tartaruga caiiiiiiiiiiiiiiiiiu.
Então ela quebrou todo o seu casco, mas os bichos que não voavam ajudaram ela a colar o seu casco e por isso que ela tem esse casco tão remendado!

Curiosidades:
- O livro é narrado por todos os animais que não voam. Eu nunca vi um livro assim! Que legal!
- As ilustrações parecem que foram feitas de crayon e eu achei muito lindas!
- O lacinho da cabeça da tartaruga é muito fofo! rs
- Uma coisa eu estranhei é que a pavoa tem a cauda igual a dos pavões. E as pavoas não têm a cauda grande e enfeitada. *As pavoas têm as penas marrons, por isso conseguem fazer o seu ninho sem que os predadores a vejam!

Eu recomendo esse livro para todos que pensam que animais não são inteligentes!

*fonte de pesquisa: pesquisei no livro que ganhei do meu padrinho Henrique. “Como? Onde? Por quê? Perguntas e Respostas sobre o mundo animal” Editora Girassol. Pág. 80.


Sinopse:
Ia ter uma grande festa no céu, mas os animais sem asas estavam muito tristes porque não poderiam ir. Imaginavam a música e a comida que iriam aproveitar.
Mas a tartarugadecidiu ir à festa, e teve uma ideia genial!
Será que ela vai conseguir?

A Festa no céu: Um conto do nosso folclore
Autora e ilustradora: Angela Lago
Editora Melhoramentos, 2005. São Paulo.

3 comentários:

  1. Nina, você é uma garotinha muito especial. Vi você pela primeira vez no programa da Fátima Bernardes e fiquei muito curiosa. Fui pesquisar e achei o seu nome no facebook e depois o endereço do seu blog. Sou formanda em Pedagogia Licenciatura e opostamente a você só tive acesso aos livros infantis de verdade depois que adentrei na Universidade Federal de Alagoas e também pelo gosto de ler para minha netinha desde que ela nasceu. Vou completar 45 anos e fico super feliz em saber que existem crianças tão agraciadas como você e gostaria que as escolas proporcionassem mais livros às crianças. Participo do Projeto de Pesquisa do Mec/Sesu sobre leitura nas escolas de Educação Infantil e tenho tido a nítida impressão que os livros ficam encaixotados para que as crianças não os estraguem ou coisa parecida. Quando tiver o resultado da minha pesquisa, faço questão de postar no seu blog. Beijos e continue essa criança que admira a literatura e também os animais. Sobre os livros do Itaú, também tenho alguns e amo lê-los para meus netinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cleiza! Transmitirei seu recado a NIna!
      Por favor nos envie o resultado de sua pesquisa! É um crime se estes livros estiverem guardados! As crianças estão perdendo a oportunidade de ler e aprender a conservar seus livros!
      Abraços carinhosos meu e da Nina.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...