sexta-feira, 19 de abril de 2013

Leitura do dia: "O mistério do coelho pensante e outros contos, de Clarice Lispector



Olá pessoal,
Hoje farei a resenha de um livro super legal “O Mistério do coelho pensante e outros contos”, de Clarice Lispector.
Este é o segundo livro que eu leio de Clarice, só que esse é infantil, por isso estou fazendo resenha sobre ele!
São quatro lindas histórias de animais. Uma delas (a que eu mais gostei) é o conto “A mulher que matou os peixes”. Eu adorei porque ao contar como a narradora matou os peixes, a autora começou a nos "enrolar" com várias outras histórias sobre animais. Umas bem tristes e outras nem tanto, mas todas são lindas! Somente lá no finalzinho do conto, ela revela como matou os peixes. Foi esquecendo de dar comidinha para eles! E por três dias!! Coitados! (Eu pensei que ela tinha matado todos os peixes do mundo!). Mas ainda bem que só foram dois!
O outro conto, “A História quase de verdade” é criativo porque a figueira fala, a nuvem é uma bruxa e até as galinhas falam, mas não têm dentes porque morderam pirulitos ao invés de chuparem. 
As quatro histórias deste livro são bem parecidas com uma boa “conversa afiada”, porque Clarice Lispector inventa um pretexto que é o tema do conto, mas acaba narrando várias outras histórias que não têm muito a ver com o tema!

Curiosidades:
- O coelho pensa com o nariz;
- Eu fiquei com a impressão de que todas as histórias que ela conta, aconteceram de verdade!
- As ilustrações são em preto e branco, mas são lindas de morrer!
- No conto “Quase de verdade”, todos os nomes têma a letra "O", de ovo e o resto por conta própria! Por exemplo: Ovídio.
- A orelha do coelho fica pra fora da gaiola.
- O nome de uma macaquinha super fofa é Lisete, para mim parece nome de gente!

O que mais gostei:
A forma da autora escrever.
O que não gostei:
Que tem muita morte. A Lisete morreu, os peixinhos morreram, os cães morreram e vários outros animais morreram. E eu não gosto de morte nos livros!
Eu indico?
Indico e muito! Para adultos ou crianças que gostem de várias histórias de animais.


Sinopse:
 O que têm em comum um coelho, uma galinha, um cachorro e dois peixinhos vermelhos? Protagonistas dos livros infantis de Clarice Lispector, o coelho Joãozinho, a galinha Laura, o cão Ulisses e os “vermelhinhos”, como eram conhecidos os peixes, estão agora reunidos no lançamento O mistério do coelho pensante e outros contos, que traz as quatro histórias escritas por Clarice especialmente para as crianças num único volume, delicadamente ilustrado pela artista plástica Flor Opazo.

Livro: O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE E OUTROS CONTOS
Autor: Clarice Lispector 
ISBN:978-85-7980-045-0
Páginas:80
Formato : 15,7x23
Preço : R$ 24,00 

Para comprar clique AQUI



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...