Olá pessoal!
Hoje estou aqui para falar de um dos livros que eu comprei na Bienal do livro de 2019, no Rio de Janeiro: A Cinco Passos de Você (Five Feet Appart), dos autores Rachael Lippincott, Tobias Iaconis, Mikki Daughtry.
Para deixar bem claro: essa é uma resenha sem spoilers, então se você ainda não leu, pode ficar tranquilo!
A Cinco Passos de Você é um livro extremamente emocionante e me prendeu desde o início! Pessoalmente, adoro narrativas que nos deixem eletrizados logo no começo da história, sem querermos largar o livro!
A história é contada pelos dois personagens principais, Stella e Will, variando a narração a cada capítulo. Ambos têm uma doença chamada Fibrose Cística, que afeta especialmente os pulmões, dificultando a respiração. O que acontece é uma formação excessiva de muco nos órgãos (o que pode vir a causar a morte).
Portanto os dois precisam seguir um tratamento rigoroso. Todos os pacientes com fibrose cística precisam se manter a pelo menos seis passos de distância, para não contraírem a bactéria do outro, o que também pode levar à morte.
Stella foi diagnosticada com FC (abreviatura de fibrose cística) aos seis anos de idade, seguindo seu tratamento desde então. Algo que acaba por torná-la um tanto controladora! Seu melhor amigo, Poe, também é um paciente de FC, sendo tratado no mesmo hospital. Ela foi internada temporariamente por causa de uma irritação na garganta. Uma das coisas que costuma fazer é gravar vídeos e publicá-los no YouTube para conscientizar as pessoas sobra a sua doença.
Will está no hospital para um tratamento experimental tentando se livrar da B. Cepacia, uma infecção bacteriana que afeta os pulmões. Ele, como mencionei, também tem FC, mas (ao contrário de Stella) se recusa a seguir o tratamento e não quer ficar em um hospital, mas sim viajar pelo mundo, já sabendo que ele tem uma baixa expectativa de vida.
Ele e Stella acabam por se conhecer no hospital e ela começa a “supervisionar” Will, para garantir que ele siga seu tratamento corretamente, o que os aproxima bastante.
Uma amizade que acaba se transformando em uma espécie de romance proibido.
Sei que o título do livro pode parecer confuso, pois a distância que os pacientes devem manter um dos outros é de seis passos, não cinco, mas a explicação é simples. Assim que Stella percebe que está apaixonada por Will, e que o sentimento é mútuo, ela alega que está cansada de perder coisas por causa da fibrose cística, decidindo quebrar as regras e ficar a apenas cinco passos de Will.
Eu achei esse livro simplesmente sensacional! Me emocionei bastante, durante toda a história. A escrita é bastante fluida e divertida, o que me fez terminar de ler mais rápido do que gostaria!
Indico muito a leitura!