segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Leitura do dia: "O Banho de Nina", de Ana Cristina Melo

O Banho de Nina conta a história sobre uma menina chamada Nina.
Ela era uma menina que gostava muito de inventar ideias novas e de brincadeiras.
Um dia ela demorou no banho e a sua mãe falou que ela estava gastando toda água do mundo. Nina ficou assustada e tentou encontrar uma solução. Pensou em não escovar mais os dentes, em não tomar mais banho, em não dar descarga, mas isso não ia resolver nada.
Então, para ajudar o mundo, passou a ir todos os dias à praia para ver se conseguia juntar a água do mar para mandar para uma cidade que estava sem água.
Mas a mãe de Nina teve uma ideia melhor!
A parte que eu mais gostei foi a que a Nina resolveu que a sua boneca iria tomar banho de chuva.
A ilustração do livro é show de bola!
Eu também gostei muito porque a personagem tem o meu nome.
Beijinhos da Nina Krivochein.


Sinopse:
O planeta Terra é composto de cerca de 70% de água. Mas, desse total, apenas 1% equivale à água doce que vem dos rios, lagos e lagoas, e que é própria para consumo. Nina é muito pequena para compreender essa matemática. Mas uma coisa a menina já entendeu: a água do mundo está acabando. E isso faz com que estejamos todos em apuros.
Em O banho de Nina, Ana Cristina Melo usa o dia a dia de uma esperta garotinha para, de forma lúdica, lançar luz às formas de preservar esse tesouro essencial que é a água em nosso planeta. 
Nina, a protagonista desta história, adora prolongar-se no banho. Ainda mais quando está na companhia da boneca Lili, que, na sua opinião, também merece uma boa ducha. Mas o alerta da mãe, acrescido de uma matéria na TV, faz com que a menina tome um baita susto: seus longos banhos podem fazer com que se acabe a água do mundo.
A partir de então, Nina decide empreender uma solitária batalha para impedir a seca absoluta. E se parasse de escovar os dentes? E se nunca mais tomasse banho ou desse descarga? E se guardasse um pouco de água do mar para enviar às cidades mais secas? Nina não parava de inventar ideias. Porém, sempre descobria um empecilho para elas. Até perceber que seu papel nessa história é mais simples do que imaginava.

Autora: Ana Cristina Melo
Ilustradora: Cris Alhadeff.
ISBN: 9788563877369
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura
ANO DE EDIÇÃO: 2012
EDIÇÃO: 1ª



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...