Projeto Autores Mirins

Por sete anos o Projeto Autores-Mirins visitou várias escolas, bibliotecas públicas, feiras literárias, eventos em pracinhas, enfim, onde éramos chamadas para ler, conversar e inspirar as crianças. Minha intenção sempre foi a de promover a leitura e, principalmente, a escrita! Com a distância física e também por não ser mais uma criança, o Projeto Autores-Mirins encerrou sua formatação como conhecíamos. Ainda visito escolas e converso com alunos (já estive em algumas escolas aqui em Portugal), mas o formato é outro, porque a essência da vida é seguir adiante, encontrar novas formas de inspirar e de se sentir inspirado também! 




Projeto Autores Mirins de incentivo à escrita, à leitura e aquisição de cultura literária.




Desde o pré-lançamento do seu livro “A Vaca Que Não Gostava do Pasto”, no dia 06 de junho de 2011, na ocasião da XIII FNLIJ, quando apresentou, leu e interagiu com as crianças presentes no evento, Nina Krivochein manifestou o interesse em levar o livro e sua experiência a estudantes iguais em idade e expectativas. 

Acreditamos que despertamos nas crianças o interesse pela leitura e principalmente pela escrita, estabelecendo como referência uma criança, uma igual, seja na mesma faixa etária e nível de apreensão cognitiva. Mostrar, tendo como exemplo, um projeto de publicação autoral já realizado que é possível que as crianças também possam criar suas próprias histórias, ler para os amigos e até mesmo transformar em “livro” seu mundo imaginário. É o que Nina Krivochein pretende com o Projeto Autores Mirins.


Nina apresentará seu livro aos alunos com a ajuda de uma professora e sempre que possível, com a presença da ilustradora Eliane Raye. Contará como criou a história, fará a leitura e sorteará um exemplar do livro. Para finalizar, abriremos para um bate-papo estimulando os alunos a fazer perguntas para a escritora-mirim.

Atualmente, as crianças têm pouco incentivo à leitura, restringindo-se, na maioria dos casos à escola, o que as leva a acreditar que o hábito da leitura e o exercício da escrita são assuntos pertinentes somente à sala de aula, perdendo, com o sentimento de obrigação, os estímulos trazidos pelo prazer de ler e, consequentemente, o desejo de escrever. Ficando seu imaginário criativo adormecido dentro do engessamento imposto pelas demandas de seu cotidiano, pela falta de material específico, e por não encontrar terreno propício dentro de seus próprios lares. 

A leitura é uma chave para a interpretação e apreensão desse mundo de conhecimentos que se acumulam, renovando-se continuamente, a cada dia. Quando saímos à rua, somos envolvidos por uma tonelagem gritante de informações e eventos que podem ser de difícil digestão para nossa capacidade de assimilação, pelo simples fato de estarmos vivendo em um mundo onde é cada vez mais difícil parar para refletir sobre o que está acontecendo em nosso cotidiano, com nossa vida, com nossa cidade. A criança estimulada pode pensar mais profundamente seu mundo, tornando-se um cidadão crítico com o poder de intervir e, até mesmo mudá-lo.








Um comentário:

  1. Excelente projeto, com certeza irá estimular muitas crianças ao hábito da leitura, que, com certeza, é primordial para o sucesso nos estudos e desenvolvimento cognitivo das crianças. Parabéns Nina! Não só pelo seu talento e criatividade, mas também, por ajudar outras crianças a se interessarem pela leitura.

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