quarta-feira, 5 de setembro de 2018

A minha opinião sobre o vilão de Rei Leão, Scar!

Olá Pessoal! 

Hoje estou aqui para falar de um filme que assisto desde pequena: O Rei Leão! 
Acho que vocês já conhecem bem a história, por isso não vou explicar com muitos detalhes. 
Antes de começar, gostaria de falar que muitas coisas que acontecem no filme não aconteceriam com leões reais! É uma humanização, bastante inconvincente!
Sei que é um filme infantil, mas eu preciso dar a minha opinião sobre um dos meus filmes favoritos. 
Como já disse, assisto à este filme desde pequena, mas conforme fui crescendo reparei que existem perguntas não respondidas e poucas justificativas para a formação de alguns personagens, por exemplo o irmão de Mufasa, Scar.



Para mim, ele é um vilão incrível! Um dos melhores na verdade! Mas no filme ele é simplesmente apresentado como um vilão e nada mais. 
Ele era apenas o irmão mais novo (ou não) que vivia na sombra do irmão mais velho e queria o trono para ele! 
Mas talvez ele não seja o maior vilão da história! Se pararmos para pensar tudo que ele fez foi integrar as hienas na “sociedade” dos leões, enquanto Mufasa se recusava a aceitá-las! 
(A seca que ocorreu durante seu reinado definitivamente não foi por causa do rei, pois enquanto os pais de Mufasa e Scar eram lideres também acontece uma seca, segundo um livro original da Disney “A Tale of two Brothers”).
Scar realmente fez algumas coisas horríveis, como matar o próprio irmão, o que jamais aconteceria se não fosse esta “humanização” dos animais - eles não são bons ou maus, são só animais! Na história dos homens, matar o irmão para herdar o trono poderia ser até comum (é só ler Shakesperare para se ter uma ideia de como a coisa era, rsrsrs) mas com os animais mesmo, jamais… depois de uma briga, o irmão ou o leão que perdesse, passaria a aceitar o vencedor e segui-lo como líder… não precisa matar! 
Estive pesquisando um pouco sobre esse personagem e encontrei dois vídeos que explicam bem a vida dele! Aqui estão os links:


Outra coisa que reparei é que o filme é bastante clichê! O personagem principal foge por conta de uma ameaça ou um acontecimento trágico. Encontrou amigos (ou aliados) e depois decidiu voltar e lutar para ter seu lar de volta! 
Isso não lembra outros filmes? Talvez Procurando Dory, Hércules, Enrolados, Frozen… (Sei que Rei Leão foi lançado antes, mas isso não significa que não seja um clichê!)
Enfim, não gosto muito do fato de matarem o vilão no fim, isso acontece em muitos outros filmes! 

Algumas das perguntas mal respondidas são: 
1) De onde surgiu aquele paraíso onde Timão e Pumba viviam e por que os leões não poderiam viver lá, já que havia menos probabilidades de enfrentarem uma seca? 
2) Na cena da debandada dos búfalos, o Simba começou a correr na mesma direção dos milhares de búfalos. Por que ele não correu para as pedras, longe da debandada? 
3) Por que Zazu acreditou em Scar, já que foi deixado inconsciente na situação da morte de Mufasa?
4) Por que Mufasa não queria as hienas nas terras do reino?
Acho que crescer e rever coisas que você assistia quando pequeno é um caminho sem volta, encontramos erros, furos e clichês!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...