domingo, 8 de julho de 2012

Leitura do dia especial Flip: "Eu Quero Ver a Lua" , de Louis Baum



Este livro que escolhi é muito especial. Já estava cansadinha e voltando para o hotel, então entrei na Casa Rocco e vi este livro lindo! Fiquei mega interessada na capa porque brilha. Sentei para ler o livrinho e fiquei encantada! É tão fofo!




O livro conta a história sobre um garoto que queria ver a lua. Arthur, o garoto, acordou no meio da noite e chamou o papai. 
Seu pai veio e perguntou para ele o que queria. Arthur disso que queria ver a lua. Então seu pai tentou "enrolar" oferecendo outras coisas, dando leitinho, brincando de montar... Mas Arthur sempre respondia que queria ver a lua.
Quanto mais seu pai tentava distrair, mais ele insistia! Eu gostei muito porque o Arthur não desistiu e finalmente seu pai o levou para ver a lua.
Eu amei a ilustração deste livro, principalmente a que ele faz xixi no vaso beeeem grande!
E eu também achei lindo porque ele adormece do colo do papai dele!
Eu sai da Casa Rocco pedindo muito para minha mãe comprar este livro para mim. E para minha grande surpresa e alegria, no dia seguinte  eu ganhei o livrinho da tia Aline, que trabalha lá na Rocco!
Eu vou guardar esse livro para levar no meu Projeto Pequeno Escritor e vou ler para as crianças.
Assim termina meu especial da Flip. Nesta semana estarei na Flit, em Palmas, Tocantins e vou escolher um livro para fazer a resenha de lá!
Beijinhos da Nina Krivochein.


Sinopse:


Editado na Inglaterra em 1984, Eu quero ver a lua é um dos mais importantes livros publicados para crianças nas últimas décadas. Nele, encontramos a magia da infância e o lirismo da literatura. Louis Baum, sul-africano residente na Grã-Bretanha, é o escritor dessa consagrada obra agora publicada no Brasil pela Rocco. Jornalista, editor e escritor fazem dele um grande autor a ser lido pelos brasileiros.
A sensibilidade com que criou Eu quero ver a lua nos revela um cuidado e uma escuta ao desejo da criança. Por que elas nos pedem coisas difíceis? E, algumas vezes, até inexplicáveis? Por que insistem? Isso está respondido no livro de Baum.
Qual é a mágica da literatura infantil? O que faz com que os leitores se encantem por um livro? Os conteúdos? As ilustrações? Certamente, uma boa combinação de texto e de ilustração. As crianças pedem para que nós, adultos, as ajudemos a entender a estranheza do mundo, da vida. A entender as coisas estranhas. Na literatura, esse estranhamento pode se apresentar de formas variadas, algumas vezes lúdicas, outras vezes metafóricas. E até por meio de repetições estilísticas. É o que acontece em Eu quero ver a lua.
O querer ver a lua é uma metáfora da brincadeira, da descoberta do que há de misterioso no céu de noite. É ter a companhia do pai para ver a lua. Não bastam a ida ao banheiro, uma fralda limpa, um copo d’água, uma história... A lua é a mais mágica das criaturas para Arthur. A lua é o brinquedo! E estar com o pai é algo muito gratificante!
As ilustrações de Alarcão exploram nuances e tonalidades noturnas e oníricas. Remetem o leitor ao sonho, uma criação tão próxima da literatura. Ambas são feitas de linguagens condensadas, simbólicas. Os movimentos dos personagens, como o balançar a cabeça, o olhar, a lua encoberta de nuvens valorizam a descoberta e a surpresa.
Nada melhor para as crianças pequenas que a brincadeira de esconde-esconde. É isso que escritor e ilustrador fazem nesta obra, numa composição metalinguística com a própria criação do livro. A fumaça do leite quente, as nuvens no céu, os cabelos do menino, o papel de parede, o edredom de cobrir, a fumaça das chaminés reproduzem um movimento de ondas, de imagens não reveladas, de sonhos.
Ninfa Parreiras - Escritora e psicanalista


Livro: EU QUERO VER A LUA
Autor: Louis Baum 
Tradução:Leonardo Villa-Forte
ISBN:978-85-62500-40-4
Páginas:40
Formato : 20,7x26,5
Coleção : Rocco Pequenos Leitores 
Preço : R$ 39,50 

2 comentários:

  1. Olá, Nina!

    Lindo o seu empenho com o blog. E amei a resenha do livro! Que máximo!

    Fiquei encantada com sua dedicação com os livros. Parabéns a você e a seus pais que a incentivam o conhecimento e o gosto pela leitura.

    O seu livrinho "A vaca que não gostava de pasto" é MUITO, MUITO bacana. Sabia que sou igual a Gina: ADORO JUJUBAS!

    Muita sorte para você e com o seu maior sonho: de ser a maior escritora do mundo, né?
    Eu acredito em você!

    Beijos,
    Tia Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina diz:
      Oi tia Aline. Que bom te ver aqui no meu blog!
      ah! que bom ter gostado do meu livrinho. Já estou escrevendo outro e assim que ficar pronto mando para você.
      Mil beijos mágicos!
      Nina Krivochein

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...