quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Leitura do dia: "Meu avô tem oito anos", de Sônia Travassos

O livro conta a história sobre uma família que estava indo para a casa do avô para comemorar seu aniversário. 
Ele morava em Copacabana e para chegar lá pegaram o maior engarrafamento dentro do túnel.
Eles ficaram parados uma hora e enquanto eles estavam parados , Renata, a mãe dos meninos, Miguel e Vítor, ficou contando uma história em que o avô dos meninos quando era criança, tinha andado de elefante em Copacabana. 
Quando conseguiram sair do túnel, uma bola de basquete voou na direção do vidro do carro e bateu. PAF. Sorte que não quebrou o vidro.
Então eles perceberam que tinham muitos carros antigos e pensaram que ia ter uma exposição. Quando Miguel se virou para pegar a câmera e tirar a foto viu, que o túnel Rebouças, tinha sumido.
Eles tinham voltado no tempo e estavam nos anos trinta. 
Esconderam o carro, pegaram as bicicletas e foram para a casa do avô.
Então de repente, Renata lembrou que nos anos trinta, seu pai tinha oito anos e falou para todos que se dissessem para o pai que eram filha e netos dele, todos iriam achar que eles estavam malucos.
A família viveu uma grande aventura na Copacabana dos anos trinta, onde tudo era diferente. 
Mas a maior aventura vivida pelos meninos foi quando subiram no elefante Jujuba e andaram nele. 
O livro conta várias histórias reais que aconteceram naquela época e mostra muito a forma como as pessoas viviam e como era a Copacabana dos anos trinta.
A parte que eu mais gostei foi quando a galinha deu uma bicada no bumbum de um garoto que não queria largar o seu pintinho.


Sinopse:
Tudo começa com um habitual passeio de fim de semana, no Rio de Janeiro, rumo ao aniversário do avô. Para distrair os filhos do engarrafamento, a mãe decide falar sobre como era o bairro carioca de Copacabana no início do século 20, ainda um local deserto e de difícil acesso, isolado pelos morros. De repente, acontece o que parece impossível: o carro do grupo chega... ao Rio de Janeiro de 1938!

As andanças do casal e dos dois meninos pelo passado criam instantes mágicos, como a passagem de um circo em plena avenida Nossa Senhora de Copacabana, o trajeto de bicicleta pela então pista única da avenida Atlântica, a visão do imponente Copacabana Palace tal qual a família está acostumada a vê-lo no presente. Mas a melhor parte começa quando o quarteto chega à casa em que o avô morava.

A narrativa suave e intrigante captura o leitor desde as primeiras linhas. O relato das aventuras, hábil ao mesclar a ótica dos meninos contemporâneos com um delicioso toque de nostalgia, ganha força adicional com as belas ilustrações de Taline Schubach.

Vida em família, rivalidade entre irmãos, dificuldades da vida moderna são alguns dos temas abordados em Meu avô tem oito anos, nono livro de Sônia Travassos, que há mais de duas décadas atua na promoção da leitura entre crianças, jovens e educadores. É autora dos livros Visconde todo prosa, Uma nova amiga, Quem manda aqui sou eu e Picapaus unidos são invencíveis, todos publicados pela Editora Globo.

Título: Meu avô tem oito anos
Autor: Sônia Travassos
Gênero: Literatura infantojuvenil
Páginas: 112
Formato: 14 cm x 21 cm
ISBN: 9788525035264
Preço: R$ 29,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...