quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Leitura do dia: "O Leão de tanto urrar desanimou", de Paulo Valente



O livro conta a história sobre o Rei Leão que não queria mais ser rei!
Um dia, como todos os outros no reino, o Primeiro-Ministro, Conde Macaco, chega para o Rei Leão e lê toda a lista de coisas que o rei tem de fazer todos os dias.
O Rei Leão tem um ataque de raiva porque estava enjoado de ser o rei. Então ele resolveu escolher um bicho da floresta para reinar em seu lugar.
O Conde Macaco diz ao rei que se ele escolher outro animal, ele quebrará a tradição dos reis leões e rainhas leoas. Mas mesmo com os pedidos do macaco, o Rei insiste em escolher outro animal para governar.
Então o Rei Leão pensa que o novo rei tem de ser um animal forte e logo pensa no elefante. O Elefante se apresenta para o rei e depois de dizer tudo, o Conde Macaco cochicha na orelha do Rei que um elefante forte não será muito bom, porque ele não é muito rápido.
O Rei tentou vários animais, mas todos tinham algum defeito porque ninguém é perfeito (ih, rimou!).
Quando o rei desistiu de escolher outro animal para substituí-lo, o Conde Macaco teve a ideia de fazer uma eleição. Que vença o mais votado!

Eu gostei muito do livro, porque ele fala de todas as qualidades dos animais e todos os defeitos também!
As ilustrações são muito divertidas, e eu achei bem legal a página em que eles colocam as letras dentro da boca do rei leão!
Esse livro é diferente porque ele não tem um final total (ih rimou de novo!) e a criança pode ficar pensando qual pode ser o final que ela prefere para esse livro!
Pense você mesmo!
Eu diria que o mais votado não seria ninguém, porque cada um votaria em si mesmo!

Eu também aprendi um monte de palavrinhas novas:
Cortejo: que significa acompanhamento, procissão.
Triunfal: que significa vitória, grande êxito.
Pompa: que significa grande luxo.
Incomensurável: que significa imenso, impossível de medir.
Salamaleque: que siginifica saudação cerimoniosa entre os mulçumanos.
Encabulado: que significa embaraçado, acanhado.

Beijinhos da Nina Krivochein!


Livro: O LEÃO DE TANTO URRAR DESANIMOU
Autor: Paulo Valente
ISBN:978-85-62500-35-0
Páginas:40
Formato : 20x26,5
Preço : R$ 34,00 

Sinopse:
Não se pode agradar a gregos e troianos. Este provérbio popular traduz fielmente o impasse de quem vive de fazer política. O leão de tanto urrar desanimou é um livro sobre eleições... para crianças! Inspirada na peça musical Carnaval dos animais, do francês Camille Saint-Saens, a obra, que marca a estreia do carioca Paulo Valente na Rocco Pequenos Leitores, é uma divertida fábula que aborda questões como política e democracia de forma lúdica e bem-humorada.
No livro, o pequeno leitor descobre que ser o rei da selva não é apenas viver de sombra e água fresca: “O Rei aparenta cansaço, aborrecido com a rotina e aquela pompa, tantas vezes repetida. Quando finalmente abre a boca, o público se surpreende: Uaaauurrr... ai, ai, ai... que preguiça...”
Cansado das preocupações que a vida de rei dos animais lhe reserva, o leão quer se aposentar. E eis que surge o dilema: Qual seria o animal forte o suficiente, que carregue o peso da responsabilidade e imponha respeito aos demais para substituir o Rei Leão? Escolher um substituto não é nada fácil em meio aos interesses de cada espécie. Afinal, quem conseguiria acalmar os sapos que pedem por mais mosquitos e amansar os mosquitos que exigem menos sapos? Quem sabe dizer qual bicho tem o pescoço mais comprido: a girafa ou a cobra? Depois de tantos questionamentos, a solução é convocar uma eleição geral.
Cada página do livro surpreende o leitor com a riqueza de detalhes e cores vívidas que compõem as ilustrações marcantes de Rogério Soud, que iniciou sua carreira desenhando histórias em quadrinhos infantis. Em tempos de CPI’s, escândalos e novas eleições, o livro apresenta o difícil tema da política para os pequenos leitores de forma lúdica. Para saber como acabou, só mesmo entrando nessa história do Rei que de tanto urrar desanimou!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...