segunda-feira, 1 de julho de 2013

Leitura do dia especial FNLIJ: "Eu, meu cachorro e meus pais separados", de Letícia Sardenberg



Olá pessoal,
hoje vou fazer resenha do livro Eu, meu cachorro e meus pais separados, que uma amiga minha escreveu muito bem (super bem para dizer a verdade, rs, rs, rs.)
É um livro para pré adolescentes, mas mesmo assim, eu li e foi bom porque descobri um pouquinho de como pensa uma menina de quinze anos!

A história é assim: Ariane uma, garota de 15 anos que adora namorar o Fabinho, vivia com sua mãe, dona Denise que no fundo no fundo é meio chata e neurótica... Bom, continuando, senão minha resenha não sai hoje. A Ariane achava que sua mãe a estressava de propósito, mas dona Denise não podia evitar pois ela é mãe e isso é inevitável para uma mãe como dona Denise!
Por isso Ariane resolveu morar com seu pai e com sua madrasta, Karina, para ter mais paz e tranquilidade. Logo viu que levar seu cão Rufus foi uma péssima ideia, pois Karina estava grávida e não queria contato com animais, só porque estava com sete meses de gestação! Vê se pode!
Ao chegar na casa de seu pai, Karina mostrou qual seria o seu quarto - um quarto-escritório que todos usavam. Óbvio! - Ariane não gostou nada de ficar no escritório, mas pelo menos ela tinha um quarto com computador! Logo ligou para seus amigos e os convidou para irem lá na casa de seu pai, para assistirem a um filme de terror. 
Mas você acha que Ariane ligou pro filme? Claro que não! Ela preferiu ficar dando beijos e mais beijos no Fabinho. Imagina a cara da Karina ao ver isso!!
Pobre Ariane, teve de ajudar com as compras ao invés de continuar os beijos! Culpa da Karina pois ela não deixou mais ninguém ficar! Desligou o filme e pôs todos para fora, que saco! Grrrrrrrrrr! Logo Ariane descobriu que sua madrastra não era tão diferente de sua mãe!
Será que Ariane voltou para a casa de sua mãe? Será que ela continuou vivendo com seu pai? Será que Karina era tão ruim assim? Para saber como continua essa história não deixe de ler esse livro! 

Curiosidades:
- O livro tem três opções de cores para escolhermos uma! A rosa é de carinhas que nós usamos no Facebook. O amarelo é das pessoinhas bem pequenas com as mãozinhas para cima! E o verde, eu não sei explicar o que é. Eu escolhi a cor rosa! Claro!
- O livro parece um diário onde ela conta o que está acontecendo em sua vida naqueles meses!
- Eu achei muito fofos os desenhos das carinhas!

O que mais gostei:
- de que a Ariane fez a sua própria escolha sem ninguém mandar

O que eu não gostei:
- Que a Karina é meio chata. Por mim, ela seria a melhor madrasta do mundo, porque a coitada da Ariane foi para a casa do pai para ter paz!

Eu recomendo?
Sim, para os adolescentes que têm pais separados e acham que se mudar para a casa do pai ou da mãe é a melhor solução porque a casa de um ou de outro parece melhor. Eles podem descobrir que sempre podem ter alguns obstáculos.


Sinopse:
Fazer quinze anos não é o mesmo que atingir a maioridade – óbvio –, mas, de certa forma, alcancei um pouco mais de autonomia em minha vida. (Traduzindo: minha mãe não consegue mais se meter tanto no que eu faço ou deixo de fazer; ela acabou perdendo um pouco do seu poder sobre mim e isso já é a glória). Eu sei que ainda não conquistei a minha tão sonhada liberdade, mas digamos que subi um degrau em sua direção. 
É assim que começa a história de Eu, meu cachorro e meus pais separados, um texto bem humorado e sensível, que traduz o pensamento de muitos jovens que se veem na mesma situação de Ariane, que um dia resolve ir morar na casa do pai, com direito a nova esposa esperando um bebê. Ela e Rufus, seu fiel companheiro de quatro patas. 
Quer saber o que vai acontecer com Ariane e Rufus? Quer descobrir como seus pais fizeram para lidar com essa situação e como é complicado crescer? Embarque nessa deliciosa história e divirta-se!

Texto de Letícia Sardenberg
Ilustrações de Patrícia Melo
ISBN 9788579330537
4 cores . 192 páginas . 17 x 23 cm

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...